História de São Martinho
São Martinho
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.
Santo Padroeiro
São Martinho é padroeiro de diversas profissões (antigas e modernas) que são as seguintes: curtidores, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, restauradores (hotéis, pensões, restaurantes), produtores de vinho.
Frases e Provérbios de São Martinho
Por São Martinho semeia fava e o linho. Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo São Martinho. Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo São Martinho. No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho. No dia de São Martinho, castanhas, pão e vinho. No dia de São Martinho com duas castanhas se faz um magustinho. Dia de São Martinho, fura o teu pipinho. Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho. Pelo São Martinho, todo o mosto é bom vinho.